Algumas obras

Figuras da base do Monumento ao
Infante D. Henrique
 
Maquete bronze
57 x 65 cm
1935
CatMBC
Infante D.Henrique
Alegoria aos Descobrimentos
 
Ver:
Um Século de Pintura e Escultura em Portugal, de Fernando de Pamplona (1943)
♦ Em Museu da Marinha:
 
Alegoria aos Descobrimentos
 
Ver:
♦ Em Museu da Marinha:

Nun'Álvares
     
Monumento aos mortos
na Grande Guerra
 
(Lourenço Marques)
Maquete
Monumento aos mortos
na Grande Guerra
 
(Lourenço Marques)
Monumento aos mortos
na Grande Guerra
 
(Abrantes)
Gonçalves Zarco
 
(Funchal)
 
D. João II
     Figura humana masculina sentada, sobre uma base cúbica alta. Direcciona a cabeça para o lado esquerdo do observador e afasta a sua perna esquerda para trás; apoia a mão direita sobre um escudo com a representação de um pelicano de asas abertas sobre um camaroeiro e com inscrição POLA LEI E POLA GREI, enquanto a mão oposta se encontra a segurar uma espada, apoiada no solo. Barbado e com cabelo comprido, com franja, o rosto é expressivo, denunciando convicção e firmeza; veste uma túnica e uma capa com gola comprida, tapando os ombros, sobre a qual apresenta um colar com aros justapostos; calça botas de cano alto, deixando ver ambos os joelhos.
Ver estudo em 
Estudo para a estátua
do Rei D. Manuel I
     Figura humana masculina sentada, sobre uma base cúbica alta. Em posição frontal, com o rosto a 3/4, direccionado para o lado direito do observador, segura com a mão direita uma placa quadrada com a representação central da esfera armilar e uma inscrição em latim, apoiando-a sobre a perna direita. Com a mão oposta, agarra descontraidamente uma espada junto à parte interna da respectiva perna. De cabelo comprido, com franja, veste túnica e capa com mangas largas, deixando a descoberto o joelho esquerdo e uma ponta dos calções. Sobre a gola da capa, que lhe cobre os ombros, ostenta um colar com aros justapostos e a Cruz de Cristo.
Ver em
  
 
José Tagarro
     Cabeça do pintor José Tagarro (1902-1931), de nariz alongado e lábios grossos, com a testa proeminente e escasso cabelo.
Ver:
♦ Exposição de 1929

em 

Salomé
 
Ver:
♦ Exposição de 1929
Abel e Caim
 
 
     Figura humana feminina, de pé, sobre uma base rectangular, sustentando na mão direita, junto ao corpo, uma pequena estatueta clássica de figura humana feminina, de pé; ergue o braço esquerdo, flectindo-o por cima da cabeça, para segurar uma lira, sobre o seu ombro direito. Rosto voltado para o lado direito do observador, a 3/4, encostado ao braço erguido; o cabelo é comprido, pelas costas. Um manto envolve parcialmente o corpo nu, deixando a descoberto o pé esquerdo.
Ver em
 
     Figura humana feminina, de pé, sobre uma base rectangular, sustentando na mão esquerda, junto ao corpo, uma pequena estatueta clássica de figura humana, de pé; ergue o braço direito, flectindo-o por cima da cabeça para segurar um mocho, sobre o seu ombro esquerdo. Rosto voltado para o lado esquerdo do observador, a 3/4, encostado ao braço erguido; o cabelo é comprido, pelas costas. Cobre-lhe o corpo uma túnica comprida, com tratamento quase transparente, passando uma ponta sobre o braço esquerdo e deixando a descoberto o pé direito.
Ver em
 
 
 
 
Grinalda de flores em volta de varanda
na casa de Màmía Roque Gameiro (Campolide)
Mulher semi-nua
     Mulher semi-nua, de joelhos, com as pernas afastadas em composição triangular e cobertas por um manto, sobre base rectangular; os braços estão erguidos ao longo da cabeça e dobrados, caindo as costas da mão direita sobre o seio direito e a mão esquerda sobre as costas. Rosto ovalado, de olhos amendoados e boca pequena, ligeiramente entreaberta. O cabelo, comprido e ondulado, apresenta-se penteado para trás.
Ver em 
Estudo em 
Ver no jardom da Fundação Calouste Gulbenkian
Cabeça de rapariga
     Escultura em bronze, que representa uma cabeça de rapariga com os cabelos penteados para trás, risca ao meio, cortados na nuca. Esta obra testemunha uma frescura alheia à encomenda oficial, servida por uma qualidade expressiva, decorrente do vigor texturado do modelado.
Ver em